Notícias

6/5/2014
CERTIFICAÇÃO DIGITAL PARA OS USUÁRIOS INSCRITOS NO CADASTRO TÉCNICO FEDERAL - IBAMA

Orientação sobre Certificação Digital para Pessoas Jurídicas.

A partir de 31 de março de 2014 estará disponível no site do Ibama o módulo de acesso com Certificado Digital a todos os usuários inscritos no Cadastro Técnico Federal. A utilização inicialmente será de caráter optativo.

As pessoas jurídicas que acessam o Sistema DOF terão o prazo até 30 de junho de 2014 para providenciar seus certificados, a partir de quando será tornado obrigatório para a utilização desse serviço.

O modelo de Certificado Digital adotado pelo Ibama é o e-CNPJ, no mesmo padrão implementado pela Receita Federal. Portanto, as empresas que já o possuem poderão utilizá-lo também no acesso ao Sistema DOF.

A Certificação Digital é considerada uma das ferramentas mais modernas e eficazes para garantir a segurança do acesso, autenticidade do usuário e privacidade nas transações, funcionando, na prática, como um documento de identidade eletrônica.

As pessoas físicas usuárias do DOF permanecerão isentos da obrigatoriedade, mas é recomendável que, sempre que possível, utilizem Certificado Digital para sua maior segurança.

Maiores informações e orientações estarão disponíveis no site do Ibama a partir da primeira data citada. Os detalhes sobre obtenção do certificado e Autoridades Certificadoras habilitadas pela Receita Federal também podem ser acessados neste endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/atendvirtual/orientacoes/ComoObterRenRevCD.htm.

Fonte: RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA