Notícias

6/5/2014
PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Os acidentes envolvendo carros ou outros veículos e motocicletas são responsabilidade de ambos.
“Há dicas de segurança para todos, estejam eles atrás de um guidão ou de um volante”.

A MSF (Motorcycle Safety Foundation), organização norte-americana sem fins lucrativos voltada para a segurança de motocicletas e mantida pelos fabricantes, divulgou cinco dicas básicas para diminuir o risco de acidentes, tanto para os motociclistas quanto para os motoristas. Conheça:

Para os motociclistas:
1 – Habilite-se e faça cursos: Apesar de não ser suficiente, a habilitação exigida pelas autoridades ajuda os iniciantes a se acostumarem com a motocicleta. É importante também participar de cursos de pilotagem defensiva oferecidos por concessionárias e associações.
2 – Use equipamento de segurança: O capacete é essencial, mas não suficiente. Use luvas, roupas e calçados apropriados. Sandálias “Havaianas” não são calçados apropriados.
3 – Pilote sóbrio: Nunca beba ou use outras drogas quando for pilotar. Segundo a pesquisa da NHTSA, do total de mortos em acidentes, 17.941 apresentavam um alto nível de álcool no sangue.
4 – Pilote de acordo com seus limites: Não pilote mais rápido ou por muito mais tempo que suas habilidades permitem.
5 – Esteja sempre aprendendo: Procure fazer os cursos de pilotagem oferecidos pelas concessionárias, montadoras e associações para se manter atualizado. Lembre-se: nunca se sabe tudo sobre segurança.

Para os motoristas de carros e outros veículos:
1 – Fique atento às motocicletas: Muitas vezes as motocicletas são difíceis de serem vistas. Preste atenção aos espelhos para ver o que está a sua volta.
2 – Não se distraia: Desligue o telefone celular para dirigir, deixe de lado seu lanche, seu animal de estimação e seu MP3 quando for dirigir. A maioria dos acidentes envolvendo motos e carros é causada por falta de atenção.
3 – Dê espaço para as motocicletas: Não “cole” na motocicleta a sua frente e nem a “esprema” nas faixas. Motos são mais ágeis e mudam de direção com mais facilidade, além de pararem mais rapidamente.
4 – Use as setas: Sinalize suas intenções. Isso também é uma exigência que está na lei.
5 – Mantenha seu lixo no carro: Não arremesse objetos, como bitucas de cigarro, papéis, entre outras coisas pela janela. No caso de caminhões e caminhonetes, transporte a carga apropriadamente para evitar que algo caia nas ruas e estradas e transforme-se em um obstáculo perigoso. 
CUIDE-SE!

Fonte: RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA