Notícias

5/5/2014
SOPAS SÃO DESTAQUES NO CARDÁPIO SAUDÁVEL

A sopa de legumes é um excelente alimento. Tem fibras, é rica em sais minerais, vitaminas e água. A sopa reconforta o estômago diminuindo o apetite e é pouco calórica. Por isso deve ser comida ao almoço e ao jantar, antes do prato principal.

Leves, nutritivas, práticas ou sofisticadas, as sopas conquistaram seu espaço, principalmente no inverno, quando se transformam num dos principais pratos da estação.A sopa pode ir além de uma refeição saborosa. Basta possuir uma composição correta de ingredientes que podem trazer diversos benefícios à saúde, como reposição de nutrientes e auxílio na perda ou ganho de peso, por exemplo.Batata, macarrão, e mandioquinha são ótimas fontes de energia. A nutricionista Daísa Pinhal, do Oba Hortifruti, ressalta seus valores nutricionais: "Ricos em carboidratos, podem ser consumidos com moderação, substituindo outros alimentos, como pão e arroz".
A combinação de vegetais numa sopa é infindável e depende apenas da sua imaginação.
Pode substituir a batata por curgete ou abobora, por exemplo. Deixo uma dica: misture curgete, cebola, brócolos, cenoura, repolho... Passe tudo até obter um creme, no final. Pode também usar a couve, o nabo, o feijão verde, o espinafre, a ervilha, tudo vegetais ricos em fibras. Atenção à quantidade de azeite que coloca no final.
Um fiozinho, em cru, basta.
Ela também lembra dos benefícios da carne branca, que é rica em proteínas, zinco e ferro, além de ser digerida mais facilmente que a carne bovina.

Reaproveitando

Reaproveitar alimentos também é uma boa opção. "Folhas e talos de brócolis são excelentes fontes de ferro, fibra, cálcio e magnésio. As sementes de abóbora também podem ser acrescentadas nas sopas. Elas podem ser torradas, depois moídas e usadas para substituir o sal no tempero de comidas", destaca a nutricionista.
O gengibre, por exemplo, está diretamente relacionado à perda de peso.
A nutricionista da Risa Restaurantes, Suzana Lima, recomenda a raiz porque "acelera o metabolismo, a queima de calorias, reduz a gordura localizada, controla a ansiedade e ainda aumenta a sensação de saciedade. Também é considerado um excelente anti-inflamatório".

Fonte: Responsabilidade Social Corporativa