Notícias

1/4/2014
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

CAMPANHA – Alimentação Saudável

A sabedoria popular diz que “você é o que come” e não podia ser mais verdade. A comida que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar. Ao manter a forma física e comer bem está a reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas com a alimentação, como doenças de coração e diabetes.
Numa pesquisa feita pela UNIMED com 72 colaboradores da Fassina, sendo 51 homens e 21 mulheres, cuja faixa de idade é de adultos jovens (entre 20 e 49 anos), a conclusão apresentada causou preocupação, pois o sedentarismo se revelou um fator de risco ao se somar aos portadores de sobrepeso com os portadores de obesidade, chegam a mais de 65% dos colaboradores pesquisados.
Essa iniciativa é o início de um programa que está sendo implementado na empresa.

Esses fatores sedentarismo, sobrepeso/obesidade são dois dos quatro fatores de risco mais referidos pela Organização Mundial de Saúde como causa de pelo menos 50% das mortes que ocorrem no mundo. Constatou-se a necessidade da reeducação alimentar, no sentido de prevenção.

Para tornar-se ou manter-se saudável, o nosso corpo precisa de boa comida, e do tempo e energia para processá-la e usá-la no seu metabolismo. Uma boa nutrição fornece ao organismo nutrientes para produzir ou reparar tecidos, manter o sistema imunitário saudável e permite ao corpo executar tarefas diárias com facilidade.
A ligação entre a alimentação e as doenças está muito bem documentada, e existem várias provas que provam que o que comemos tem um impacto muito grande na forma como nos sentimos. Os nossos estilos de vida e hábitos alimentares mudaram dramaticamente nas últimas décadas. Hoje em dia, confiamos na conveniência da comida rápida, ou “fast-food” e em suplementos nutricionais do que propriamente em alimentos frescos. De fato, existe muita atenção mediática virada para o que não devemos comer, e pouca informação sobre o que devemos comer.
Lembre-se, não existem na realidade bons ou maus alimentos – moderação e equilíbrio na alimentação são as chaves para se manter saudável. A comida deve ser apreciada – é possível comer refeições deliciosas e bem preparadas que são simultaneamente saudáveis.

O objetivo de uma dieta saudável na idade adulta é assegurar que se mantém em forma, com vitalidade, dentes cuidados, um bom sistema imunitário, cabelo e pele saudáveis, energia abundante e um peso ideal. A longo prazo, o objetivo é minimizar o risco de doenças crônicas como doenças cardiovasculares, enfartes, diabetes e osteoporose.

A Quality nos ajudará a cuidar dos nossos colaboradores, mas não se esqueça....a responsabilidade de uma boa Qualidade de Vida, é de cada um!!

Fonte: RESPONSABILIDADE SOCIAL